Classificação das cadeias carbônicas

RoWIvZhRVAqiMMeCQ_DEesiQCg3290Je3yfxIjVTG8s

Veja as diferentes estruturas das cadeias carbônicas no composto orgânicos:

Continue lendo Classificação das cadeias carbônicas

Introdução à Química Orgânica

RoWIvZhRVAqiMMeCQ_DEesiQCg3290Je3yfxIjVTG8s

“Como todas as ciências, a Química tem um lugar único no nosso padrão de compreensão do universo. Ela é a ciência das moléculas. Mas a química orgânica é algo mais. Ela literalmente cria a si mesma enquanto cresce. É claro que precisamos estudar as moléculas da natureza tanto porque elas são interessantes por si sós quanto porque suas funções são importantes para nossas vidas. A Química Orgânica frequentemente estuda a vida fazendo novas moléculas que dão informações não disponíveis a partir de moléculas presentes atualmente nos seres vivos.

Continue lendo Introdução à Química Orgânica

Curvas de Solubilidade

Imagem8

Entenda o que esse importante gráfico traz de informações. E mais, veja a importância da solubilidade para a dissolução do gás oxigênio na água de rios, lagos e mares, afetando a vida aquática e possibilidade de recuperação de locais poluídos.

Continue lendo Curvas de Solubilidade

E você, esqueceu Mariana?


151119220638riodoce6640x360reutersnocredit

Foto: Divulgação/BBC Brasil / BBCBrasil.com

Hoje faz seis meses do maior acidente ambiental já sofrido no Brasil: trata-se do rompimento da barragem do Fundão em Minas Gerais que despejou 50 milhões de  metros cúbicos (volume equivalente à capacidade de 20 mil piscinas olímpicas) de lama do rejeito da mineração do ferro realizada pela empresa Samarco e Vale no Rio Doce e cidades vizinhas como Mariana e Bento Rodrigues.

Como protesto simbólico, hoje o coletivo #UmMinutoDeSirene com apoio do Greenpeace toca em Mariana e na internet uma sirene de alarme, que não foi tocada no dia do acidente pela Samarco para avisar a população.

Para tocar a Sirene clique aqui.

Fonte: Greenpeace

Para saber mais:

Rompimento de barragem encheu Rio Doce de metais tóxicos. Terra Notícias, 28 nov. 2015. Brasil

O que se sabe sobre o rompimento das barragens em Mariana (MG). Uol Notícias, São Paulo e Mariana, 11 dez. 2015. Cotidiano